olá! | hello!

Sou a Bertie, uma jornalista brasileira que sempre foi apaixonada por casamentos. Espero que as ideias apresentadas aqui te ajudem a imaginar um dia lindo e único, como você!

I'm Bertie, a Brazilian Journalist who has always been utterly in love with weddings. I hope that the ideas presented here help you to create a day as beautiful and unique as yourself!

arquivo | archive

posts sobre | posts on

babycakes

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Melina e suas Carinhas Personalizadas

Criatividade é algo que me deixa super empolgada, ainda mais quando é aplicada a uma atividade destinada a prover única e exclusivamente alegria. Fiquei apaixonada quando vi, no blog da Carol, as Carinhas Personalizadas que Melina Pettendorfer cria a partir de fotos e animadas conversas com seus clientes.

Com um trabalho lindo que pode ser aplicado em incontáveis produtos que já chegam prontinhos para serem distribuídos no seu casamento, dá para ver que essa Mestre em Design pela PUC-Rio descobriu seu mega-talento e faz o que gosta! Hoje, ela partilha conosco um pouco da sua história e ainda dá a todos os leitores do {casando idéias} um presentão!

**************

{ci} Como surgiu a idéia de criar carinhas personalizadas?

Tudo começou com um pedido da minha cunhada por um desenho bem simples para fazer uma tatuagem. Ela queria tatuar os meus sobrinhos gêmeos, Bernardo e Carolina, e me pediu um desenho tipo palitinho de um casal. Quando eu estava fazendo eu pensei “Porque não tentar fazer a fisionomia parecida com a deles, pra não ficar apenas um menininho e uma menininha e, sim, o Bê e a Carol?” E, assim, eu fiz o desenho e foi um sucesso! Deste então, várias outras mães começaram a me pedir desenhos parecidos de seus filhos.


{ci} Quando você notou que poderia ser uma oportunidade de negócio?

Foi somente depois de um curso que eu fiz na PUC sobre gerência e planejamento de negócios criativos - que, aliás, eu indico muito - que pensei “Já que tem feito tanto sucesso entre os amigos mais próximos, porque não fazer disso um negócio...” Foi aí que batizei de Carinhas Personalizadas e coloquei o desenho dos meus sobrinhos na marca!

{ci} Conte-nos sobre alguns de seus trabalhos para casamentos.

O primeiro desenho que fiz para casamento foi um convite virtual para chá de panela. Foi bem bacana, porque o casal vai se casar na praia e gosta de futevôlei, então eu saí do lugar comum e pude colocar os dois debaixo de uma barraca pegando sol e ficou a cara deles! Essa encomenda foi feita por uma amiga, que também acabou presenteando o casal com um par de canecas com as Carinhas. Depois disso, fiz alguns desenhos para uma parceira minha, a Dot Paper, uma papelaria de Brasília. E, a partir de um desenho de um casal mais descontraído, se casando na praia e à luz do dia, a Fabiani - dona da Dot Paper - desenvolveu uma linha de produtos para este casamento, desde o convite até itens para a festa! Ficou uma graça.

{ci} Como funciona o processo de criação das peças e sua parceria com o casal?

Primeiro eu peço muitas fotos do casal e faço várias perguntas: como se conheceram, o que gostam de fazer, como vai ser o casamento - mais formal, mais descontraído... E, assim, vamos acertando o desenho, desde a roupa que eles estarão vestindo até o que vai ser o item: pode ser um tag, para dar um toque personalizado no bem-casado, ou uma caneca, para presentear os padrinhos e a família.


{ci} Quais produtos estão disponíveis para aplicação das carinhas?

As Carinhas podem aparecer onde o casal ou o cliente inventar. Eu sempre digo que elas podem estar onde menos se espera! Para casamentos, podem estar no livro de assinaturas, tag para bem-casados, rótulo para garrafa miniatura de champagne, num saquinho tipo mini-ecobag com as Carinhas impressas contendo o presente que os noivos quiserem dar, saquinhos dos mais diversos para chocolates ou presentes... O que tiver o estilo dos noivos está valendo! Acho que o bacana é inovar sempre e achar um lugar inusitado para colocar as Carinhas! Outro dia, coloquei Carinhas em um avental! Foi um presente de um ano de casado e ficou um barato!


{ci} Quais as suas principais fontes de inspiração?

Bom, como designer tudo à minha volta me inspira, principalmente tudo que é de papel! Recentemente, da minha viagem de férias, trouxe muitos pôsteres, cartões e livros! Mas, para fazer as Carinhas, me inspira muito a confiança e a abertura que as pessoas têm comigo. Em poucas trocas de e-mails já fico amiga do cliente, sabendo muita coisa da sua vida particular para conhecê-lo ou conhecê-la melhor e fazer o desenho. E, depois, com o resultado da Carinha, a satisfação das pessoas me deixa muito realizada. Tocar na emoção através do design e da ilustração é muito gratificante!


**************

Obrigada à Melina, uma fofa, por nos contar um pouco sobre seu trabalho! Já fiquei pensando em como os pôsteres podem ser adaptados, tornando-se save-the-dates ou convites lindos! Ou, ainda, como você pode encomendar produtos com as Carinhas de membros da família que te ajudaram durante os preparativos de seu casamento: avental para a vovó, agenda para sua mãe, pôster para daminhas e pajens, copo de uísque para seu sogro... São tantas as possibilidades!

Para você que estava à procura de uma idéia diferente para incrementar seu casamento/chá de panela/chá de bar e, como eu, adorou as Carinhas Personalizadas, a generosa Melina está oferecendo frete grátis para todas as encomendas feitas até 28 de fevereiro de 2009. Basta mencionar o {casando idéias} ao contatá-la! Não é o máximo?


Onde encontrar:

Melina Pettendorfer

Carinhas Personalizadas
Tel.: (21) 9689-1641 | (21) 2554-7833
melina@carinhaspersonalizadas.com.br