olá! | hello!

Sou a Bertie, uma jornalista brasileira que sempre foi apaixonada por casamentos. Espero que as ideias apresentadas aqui te ajudem a imaginar um dia lindo e único, como você!

I'm Bertie, a Brazilian Journalist who has always been utterly in love with weddings. I hope that the ideas presented here help you to create a day as beautiful and unique as yourself!

arquivo | archive

posts sobre | posts on

babycakes

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Volto no dia 29! | Back on the 29th!

A semana foi super diferente, como você deve ter notado, Babycakes. Comentamos sobre setor de casamentos e presença online, a Composição foi publicada na terça, o Loving mega acumulou e tem material para uns três ou quatro installments, o blog fez aparições virtuais aqui e aqui e estamos com nosso primeiro giveaway, proporcionado pela Izabella Cabral (im-per-dí-vel! leia, comente e concorra!)

Estarei viajando na semana que vem e volto no dia 29/12, cheíssima de novidades. Tenho tantas matérias para publicar que já estou ansiosa para voltar e mostrar tudo para você! Enquanto não volto, fica aqui o meu Feliz Natal para você, Babycakes, que me presenteia todos os dias com seu carinho pelo {casando idéias}!

Durante esta semaninha de férias, convido você a visitar o arquivo do blog, aqui à esquerda. Ainda não completamos 1 ano e já estamos com 338 posts! Passeie por eles e depois me conte, por e-mail, quais que você mais gostou e o que você quer ver mais por aqui em 2009!

Fecho a semana e começo as micro-férias de forma inusitada também, com uma única foto que, de tão linda, merece aparecer sozinha:

{ casando idéias } no With This Ring

Eu leio o With This Ring, blog escrito pela Darci, há muito tempo e acompanhei toda a preparação de seu casamento. Vi seu blog crescer e se tornar uma referência para tantas outras noivas, encantadas com seus achados e decisões para o grande dia. Hoje, acompanho também seu novo blog, With This Nest, no qual partilha com seus leitores um pouco mais sobre sua nova fase pós-casamento.

Fiquei muito feliz em saber que a Darci acompanha o blog! Ontem, ela publicou uma matéria gracinha falando sobre o {casando idéias} que me deixou super emocionada. É muito gratificante ver que existem pessoas que apreciam o blog tanto quanto eu aprecio fazê-lo!


Thank you so much, Darci!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Convites personalizados por Izabella Cabral

Não tem um post criado pela diretora de arte Izabella Cabral do qual eu não salve pelo menos umas três referências, seja para casa, lifestyle, arte ou festa. Curadora de conteúdos esplêndidos no Set Design Thinking, ela agora está adicionando uma nova atividade à sua lista: aplicar todo o seu bom gosto na criação de convites personalizados.

Izabella se encarrega de toda a arte que, em média, leva uma semana para ficar pronta, e você pode enviar seus convites por e-mail, imprimi-los numa gráfica rápida ou em casa, caso sua impressora seja fantástica (super considere investir numa para seus projetos de casamento). Perfeito para save-the-dates e convites para seu chá de panela (se bem que eu usaria seus dotes para a criação de convites de casamento)!

Izabella, que acaba de voltar de uma temporada na Alemanha, partilhou conosco um pouco sobre seu novo creative outlet, sua carreira e sua vida. Ao final, ela dá às leitoras do {casando idéias} um super presente!

****************************

{ci} Conte-nos um pouco sobre sua formação.

Sou formada em Publicidade e Propaganda, mas, como queria me aprofundar em Criação, fiz um curso técnico de Direção de Arte na Miami Ad School/ESPM em São Paulo e Nova Iorque. Pra complementar, fiz pequenos cursos e oficinas de desenho, pintura, cinema, teatro e música.

{ci} Como você teve a idéia de começar o Set Design Thinking?

Eu sempre acompanhei muitos blogs, mas sentia falta de algo que fosse menos pretensioso. Apenas um catálogo de coisas bonitas relacionadas à decoração. O Set Design Thinking é praticamente meu moleskine virtual!

{ci} Você passou, recentemente, uma temporada na Alemanha. Conte-nos em que esta experiência te acrescentou.

Morar em Berlim foi super legal. Principalmente, sem falar alemão!

A cidade é um poço de referências: grafites, monumentos, design russo, música eletrônica, cinema e tantas outras coisas. E o mais interessante é observar que o ritmo de trabalho e de vida é muito mais lento do que o que estamos acostumados como brasileiros. Tudo é feito com muita calma e os prazos são sempre gigantes.

{ci} Como surgiu a idéia de fazer design para convites?

Alguns amigos sempre me falavam que tinham dificuldade de encontrar convites simples e personalizados que pudessem imprimir em casa e não custassem rios de dinheiro. Vi uma oportunidade e resolvi abraçá-la!


{ci} Se puder nos contar, que outros projetos você está desenvolvendo no momento?

O Set Design Thinking deve passar por uma reformulação para ficar maior e melhor!

{ci} Quais as suas principais fontes de inspiração?

Tudo me inspira: desde embalagens de molho de tomate até exposições em museus. O básico eu diria que são blogs, livros e filmes.

{ci} Você poderia indicar três blogs para as leitoras do {casando idéias}?

Eu vejo tantos blogs!! Para as noivinhas e wedding lovers recomendo:

*
Bem-Casadas: A Constance tem um olho mágico e tudo o que ela coloca lá é lindo. Além de o blog ser super bem escrito.

*
Elizabeth Anne Designs: Um montão de coisas lindas.

*
Snippet and Ink: Seleção maravilhosa de fotos e dicas sobre festas de casamento.

****************************

Super obrigada à talentosa Izabella que, com seus posts cheios de referências e beleza, me acrescenta todos os dias. Foi um prazer tê-la aqui no blog! Se você não conhece o Set Design Thinking, sei que você vai amá-lo tanto quanto eu! E se você está à procura de um profissional mais do que competente e criativo para os paper goodies do seu casamento e/ou de sua festa, não deixe de contatar a Izabella pelo seu e-mail izabellarn@gmail.com!

Agora, você deve estar estranhando a presença inusitada de um link para comentários aqui embaixo, mas é que a Izabella está sendo super-mega-ultra-generosa com as leitoras do {casando idéias} e vai contemplar duas das minhas Babycakes com um artigo de papelaria totalmente personalizado! “Faço do jeitinho que quiserem”, Izabella me falou! Então, deixem seus comentários aqui embaixo até o dia 29/12 (segunda-feira) e no dia 30 eu conto quem foram as duas vencedoras, escolhidas aleatoriamente pelo random.org! Muito obrigada, Izabella!

Have you seen Bertie?

Desculpe minha ausência no dia de hoje, Babycakes, mas fui terminar as compras de Natal e demorei mais do que poderia sequer imaginar! Os shoppings estão super cheios para uma quinta-feira e, para melhorar, a sapatilha escolhida para a empreitada não era das mais confortáveis. Se você estava no Barrashopping ou no Rio Design Barra hoje e viu um ser vestido de verde e cinza, mancando, cheio de sacolas e ainda achando mão para tomar um sorvetinho, com certeza era eu!

Mas, voltando às compras de Natal, se você ainda tiver presentinhos para dar, vi uma faixa de cabelo com lacinho super fofa, em diversas cores, na Via Mia e um conjunto com três rosários coloridos na Farm, ambos por R$ 19. Baratinhos e lindos!

Ainda hoje, postarei uma surpresíssima para você, Babycakes! Não perca!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

{casando idéias} no Journal of a Beach House Bride!

Você se lembra da Tulle? Conduzida pelas adoráveis Lisa e Meaghan, essa boutique-sonho na pitoresca ilha de Martha's Vineyard, Massachusetts, é um refúgio para noivas em busca de um pouco de paz durante a preparação de seu casamento e de um vestido perfeito. Perfeição, Babycakes, é o que elas oferecem: Carolina Herrera, Monique Lhuillier, Stephanie James, entre outras criadoras de obras de arte!


Além de administrarem a Tulle, as meninas escrevem o Journal of a Beach House Bride e são duas das queridas amigas que o mundo dos blogs me deu. Fiquei tão feliz quando Lisa me pediu para que contribuísse de alguma forma com o blog delas! Fiz uma matéria sugerindo alguns resorts litorâneos para lua-de-mel no Brasil que pode ser lida aqui!


Thank you to Lisa and Meaghan for the opportunity of writing a bit about my country to the Beach House Brides out there!

Vineyard Collection - Outono 2009

Mark Brower, que trabalhou com Vera Wang, está com a jovem Vineyard, um dos braços da Priscilla of Boston, desde o início, em 2006. O estilista tem uma bonita visão e seus sketches são sempre de suspirar. Tecidos pesados e/ou montados de forma a moldar e manter a silhueta pretendida continuam em alta para a noiva de Brower. Para essa coleção, achei especialmente bonita a mistura entre drapeados, babados e franzidos.

{1} Ruffles + Pleats

{2} Corpete e costas lindos. Perfeita
harmonia entre desenho e tecido!

{3} Busto e manga drapeados. Destaque
para o broche, que vem fazendo
um comeback sensacional.

{4} Babadinhos e drapeados graciosos.

{5} Curto com trabalho em pregas.

{6} Little darling: curto em renda bem anos 50.

{7} Babados enfeitam esse bonito
tomara-que-caia sequíssimo
com saia estilo sereia.

{8} Corpete com desenho e jóia que
dão destaque ao profundo decote.

{9} Costas com babados régios.

{fotos: brides}

Mary...

{fotos: kate headley}

Just because...

Honestamente, eu estou tentando achar uma razão para publicar as imagens abaixo num blog cujo tema central é casamento... Talvez, sugestão de roupas e acessórios para sua lua-de-mel?! Tudo muito lindo para não publicar!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Have yourself a merry little wedding!

Neste fim-de-semana, tive uma ótima idéia: um casamento natalino com elementos rústicos para ser celebrado num clima como o do Brasil! Mas parece que o Once Wed teve uma idéia bastante semelhante! Ó, mundo junguiano! Pensei em não publicar, mas achei o resultado da composição tão gracinha que não consegui deixá-la de lado! Aqui vai:

{1} {2} {3}
{4} {5}
{6} {7}
{8} {9}
{10} {11}
{12} {13}

E, para dar o tom, a inadjetivável Judy Garland:

Alys & Alex...

... tiveram um casamento super bonito e criativo, com crianças vestidas como bonecas da virada do século, sombra de árvores centenárias, embalagens de chinese take-away para as delícias do bufê - com palitinhos e tudo! -, escort cards presos a galhos por mini-pregadores, coffee bar, brownies caseiros, e lindas fotos pelo talentoso Paul Johnson!

Miss Chelsea e suas meninas

Eu adoro tanto as headpieces da oh my deer!, que tenho uma longa lista de peças esperando para serem criadas pelas habilidosas mãos da Chelsea. Não resisti, no entanto, e acabei de comprar uma já pronta, a gracinha da Miss Estella. Pena que sou vou encontrá-la quando voltar para minha casa!

Toda vez que Chelsea adiciona novas peças à sua loja, as noivas (e colecionadoras, como eu!) ficam loucas e dessa vez não foi diferente. Muitas de minhas favoritas já haviam sido vendidas minutos após a atualização! Se você se apaixonar por alguma peça que já tenha sido vendida, no entanto, Chelsea reproduz sua Miss favorita para você!


Desta fornada, ainda estão disponíveis lindas peças ready-made, portanto não deixe de visitar a oh my deer!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Por um setor mais dinâmico

O Brasil ainda está bastante atrasado no que diz respeito à presença online de empresas e profissionais que atuam no setor de casamentos. Sites pouco atualizados, um número ínfimo de blogs ou ferramentas que permitam mostrar, de forma rápida e interativa, o trabalho que vem sendo realizado, além de uma subutilização crônica das redes de relacionamento são algumas das evidências. Já havia comentado sobre isso no blog da Pati Figueira, quando ela postou sobre o assunto, mas penso ser esta uma temática tão importante que me sinto impelida a adir os meus two cents aqui no blog.

Acredito que podemos fazer mais e melhor do que estamos fazendo atualmente. Penso muito nisso quando leio o blog The Smart Planner, da Liene Stevens. Além desse blog, por meio do qual ela partilha sua experiência como organizadora de eventos, entrevista profissionais do setor e dá dicas de como conduzir e expandir seu negócio (inclusive na esfera virtual), Liene é a cabeça da Blue Orchid Designs, que – you've guessed it! – organiza eventos. Dois blogs, um twitter (cheio de dicas ótimas também), um facebook (o orkut norte-americano) um site e três sedes em estados diferentes dos EUA. Muita coisa? Sim! E muita coisa bem feita, inteligente e interessante.

Não é impossível, não é caríssimo manter os canais virtuais ativos e funcionais, nem é, no caso do The Smart Planner, “entregar o ouro” à competição. Requer dedicação, é claro, mas Liene sabe que o que está fazendo é impulsionar sua indústria para frente, é motivar seus competidores e seus parceiros a se especializarem, a se renovarem, a darem mais de si para que tragam novas idéias ao mercado e ofereçam um trabalho em constante desenvolvimento. Liene também dá ótimas dicas de planejamento para noivas em seu Blue Orchid Blog e duvido que perca clientes por isso.

Hoje em dia, ambos os noivos trabalham e têm pouquíssimo tempo para pesquisar fornecedores, desdobrando-se em mil para planejar tudo com esmero e carinho. É essencial que os profissionais estejam dispostos a ajudá-los nesse processo, inclusive estando disponíveis em diferentes canais de comunicação:

  • Monte seu site com informações pertinentes, como seus trabalhos mais interessantes, sua política de trabalho, os agradecimentos recebidos pelo serviço realizado, seu currículo e, é claro, seus dados para contato (parece óbvio, mas já vi sites que não apresentam sequer o telefone ou o e-mail do fornecedor). Estar noiva ou noivo é uma condição que tem começo, meio e fim. Os casais têm geralmente um ano para aprenderem e apreenderem tudo que puderem sobre moda noiva/noivo, decoração, flores, gastronomia, entre uma infinidade de outras coisas, a fim de tomarem decisões de acordo com seu perfil. Nem sempre vão saber quem você é por já terem visto seu trabalho em algum lugar e nem sempre vão ter o poder de abstração de, por exemplo, olhar para uma matéria de revista - na qual existe uma temática, cor e/ou estilo predominantes – e ter a capacidade de determinar se aquele é ou não o tipo de decoração, de buquê, de vestido, de maquiagem que gostariam para seu dia. Um site é um espaço completamente dedicado a você e aos seus trabalhos mais marcantes e lhe dá a oportunidade de mostrar diferentes propostas, mesmo que apenas conceituais (se, por exemplo, você estiver apenas começando).
  • Monte seu blog e atualize-o, preferencialmente, com o seu trabalho. Acho super válido você mostrar quem te inspira, o que te motiva, mas eu quero ver aquilo que você faz, como você pensa o trabalho que realiza. Você deve estar em destaque, juntamente com o processo criativo por trás dos seus projetos. Vou adorar saber sobre as viagens que você fez, quadros que te emocionam, textos que te dizem algo, enfim, como você virou você, criador ou criadora de idéias maravilhosas para o meu casamento, mas vou adorar mesmo quando eu vir o que toda essa carga inspiradora fez você criar, produzir com suas próprias mãos. Se tudo que você me mostrar forem trabalhos criados por outra pessoa e/ou focar todo seu esforço em temáticas que não se relacionam com sua atividade fim, não vou ter confiança em você ou no seu trabalho.*
O que nos leva a uma outra questão: ética na utilização de conteúdos virtuais. Devo frisar que é ilegal não dar atribuição, ou seja, não dizer de onde você retirou o material que publica em seu blog. É quebra de direitos autorais e é passar um atestado de desonestidade. Eu não trabalho com casamentos, minha imagem como profissional não está inteiramente relacionada ao que eu publico no {casando idéias}, que é meu hobby. Mesmo assim, tenho a obrigação de publicar de onde retirei o conteúdo publicado se este não tiver sido produzido por mim (imagens, excertos etc.), de preferência com um link ativo que direcione o leitor para a fonte com apenas um clique. Por sua vez, o setor tem que ser responsável e dar o exemplo, a fim de que seja levado a sério e de que não tenha seu profissionalismo questionado. Numa questão ainda mais profunda: jamais roubaria o texto produzido por outra pessoa e publicaria como de minha autoria ou não daria o devido crédito a uma foto que, com toda a certeza do mundo, não foi tirada por mim. No entanto, já vi profissionais do setor, com uma reputação a zelar, fazendo isso em diversas partes do mundo.

Outra importante questão que gostaria de mencionar é compromisso. Se você se dispuser a começar um blog associado ao seu trabalho, à sua empresa, é importante que você dê continuidade a ele, porque a partir do momento em que você estabelece esse canal de contato com o seu cliente, cria-se uma expectativa e é importante que o conteúdo publicado seja contínuo e instigante. Portanto, é benéfico criar uma periodicidade para publicação de conteúdo: todos os dias, somente nos dias de semana, segundas-quartas-sextas etc. Você não precisa publicar quatro vezes ao dia para ter um blog de sucesso. A maioria dos blogs de fornecedores que leio publica apenas algumas vezes durante a semana, o que é suficiente para criar um público leitor fiel. A palavra-chave, claro, é qualidade.

Nossa! Nem eu acredito que escrevi tanto! Penso, no entanto, que estas são informações importantes que precisam de mais espaço. Espero ter contribuído positivamente para que você visualize melhor suas possibilidades na esfera virtual. Não me acho a última Coca-cola da geladeira, pensando que sei tudo sobre esse assunto. Ainda estou aprendendo também! Mas torço pelo crescimento e evolução do setor de casamentos no meu país e se eu puder prover mais informações ou responder às suas perguntas, terei o maior prazer do mundo em fazê-lo.

Gostaria de indicar dois blogs cheios de conteúdo para quem tem interesse sobre o assunto: o The Smart Planner e o Photo Lovecat.


* Tanto em seu site quanto em seu blog, procure sempre publicar imagens de seu trabalho tiradas por profissionais ou por alguém com vasto conhecimento de fotografia e pós-produção. Já vi casos em que o próprio profissional contratou um fotógrafo para que este o acompanhasse durante sua contribuição para o evento (certificando-se para que não interferisse no trabalho do fotógrafo contratado pelo casal). Se você não pode contratar um fotógrafo ultra-mega, um fotógrafo iniciante, à procura de exposição, é uma ótima opção. É bom para você, que terá imagens bem tiradas de seu trabalho mais rápido em suas mãos e bom para ele, que terá a projeção de ter fotos de sua autoria publicadas em seu site e blog.