olá! | hello!

Sou a Bertie, uma jornalista brasileira que sempre foi apaixonada por casamentos. Espero que as ideias apresentadas aqui te ajudem a imaginar um dia lindo e único, como você!

I'm Bertie, a Brazilian Journalist who has always been utterly in love with weddings. I hope that the ideas presented here help you to create a day as beautiful and unique as yourself!

arquivo | archive

posts sobre | posts on

babycakes

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Sunset




Que seu primeiro fim-de-semana de 2009 seja excelente, Babycakes!


Awwwwwwwww!

Ok, nesse momento, eu estou com a visão completamente embaçada de chorar! Durante uma inocente sessão de DVD em casa, ao lado do namorado, assistindo ao seu filme favorito, Love Actually, Miss Quiche, do Weddingbee, foi surpreendida, após 90 minutos de filme, pela quebra de direitos autorais mais gracinha do mundo:


Tão lindo isso!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo com as Experts: Lethicia

Ano Novo com as Experts: Lethicia
01/01/09

Feliz Ano Novo, Babycakes! Ontem, nos despedimos de 2008 ao lado da fofa Carol e, hoje, passamos o primeiro dia do ano com a adorável Lethicia!

Você já sabe que sou a-pai-xo-na-da pelas brilhantes criações de Mrs. Bronstein Pompeu e que, além disso, sou leitora assídua de seu blog repleto de informação e ótimas ideias para noivas. Talvez você não saiba, no entanto, que, entre meus vestidos-xodó, seu modelo lacíssimo aqui em cima, publicado na Criativa Noivas, tem lugar especial! Não é o ápice do moderno-romântico? Adoro, também, quando Lethicia trabalha com rendas e apliques, com resultados sempre femininos e inventivos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa talentosa estilista e saber o que suas noivas devem esperar para 2009!

****************************

{ci} Conte-nos um pouco sobre suas principais fontes de inspiração.

A minha principal fonte de inspiração é a própria noiva. Gosto de fazer vestidos que sejam a cara de cada uma e, talvez, por isso meus vestidos sejam tão diferentes uns dos outros. Claro que tenho minhas referências pessoais que carrego comigo always e tento passar o melhor delas para cada uma das minhas noivinhas!

{ci} Como funciona sua parceria com as noivas? Elas costumam participar do processo criativo ou preferem deixar esta fase em suas mãos?

Normalmente, são duas reuniões: a primeira na qual conheço a noiva e tento descobrir TUDO o que posso sobre ela e seus gostos pessoais... Faço uma espécie de "sim e não" sobre o tema vestido de noiva e tento levar a conversa o mais leve possível, pois assim sempre arranco detalhes que nem elas mesmas percebem!

Depois, marco um segundo encontro para poder ter um tempinho de pensar em tudo que falamos e tentar traduzir para o papel. Junto referências, adoro trabalhar com imagens (sei que quem não mexe com moda tem muita dificuldade de visualizar) e, assim, apresento as sugestões, que são apenas o início do processo, afinal, o vestido é feito na pessoa, ao longo das provas!


{ci} Você tem uma criação especial que tenha te marcado de alguma forma?

Tenho sim... O vestido todo bordado em pérolas que fiz para Ana Luiza Mussoi!

No início, ela queria um tomara-que-caia bem pomposo, mas eu, como conheço a Ana há um bom tempo, sabia que faltava algo mais. Fiquei com isso meses na cabeça, até que, vendo uma foto de um look da Princesa Diana todo bordado em pérolas, tive um click: a Ana é bailarina como eu - e se a gente bordasse um tule (bem bailarina) todo em pérolas e colocasse sobre o tal vestido tomara que caia?

Como ela não conseguiu visualizar, falei que bordaria um metro de tule para a gente testar. Quando ficou pronto, era tão delicado que guardei com todo carinho numa caixa... No dia da prova, mal abri a caixa e ela falou "AMEI... Pode fazer!" Foi inesquecível!

E, realmente, foi um vestido marcante e especial! Como ela mesma diz: "Nosso vestido é uma relíquia sua e vai ser sempre lembrado por todo mundo que acompanha o seu trabalho!"




{ci} Num mundo completamente conceitual, onde não houvesse limites, tudo estaria ao seu alcance e você tivesse carta branca, como sua noiva estaria vestida?

Acho que com um vestido que teriam tantas saias de tule que a noiva – tadinha - não conseguiria nem andar... Na verdade, a imagem de uma fada me vem muito à cabeça nessa hora. Talvez algo cheio de brilhinhos perdidos nestas saias de tule, não sendo possível nem ver onde terminariam... E, na cabeça, heras meio misturadas num cabelo bagunçado. Ah! E um bouquet de flores de tecido! Bem lúdico.

{ci} Quais serão as principais tendências para as noivas de 2009?

Pelo que já pude sentir dos pedidos das noivinhas, rendas continuam uma unanimidade... Elas estão valorizando este produto e querem cada vez mais que a renda apareça de uma forma romântica nos seus vestidos (babadinhos, babadões, manguinhas, decotes trabalhados, transparências etc.)

{ci} O que estará em alta para mães e madrinhas em 2009?

Acho que elas deveriam realmente prestar mais atenção à moda e parar de querer sempre a mesma coisa. Para mim, o que está em alta é assumir sua personalidade e não ter medo de ousar. Não estou falando de nada moderno e conceitual, apenas perder certos conceitos do tipo “preciso de uma cor forte senão fico muito apagadinha” e acabam escolhendo um turquesa ou pink! Tem tanta coisa chique para se fazer... Fica a dica! Pesquisem em lugares bacanas!

{ci} Quais são as principais diferenças entre o setor de casamentos do Rio e o de São Paulo? Existe algo que, em sua opinião, pode ser melhorado em ambos?

Acho que o Rio está crescendo neste setor... As noivas perderam aquele conceito de que só faz vestido de noiva bem quem faz isso há milhões de anos e estão procurando a nova safra... Muito legal! Até porque, no Rio, por muito tempo, vi muitas noivas casarem "fantasiadas de noivas" por falta de opção e hoje isso está mudando radicalmente! Muito bom!

Já em São Paulo, ainda está muito nas mãos das mesmas pessoas... As paulistas são menos curiosas quanto a novos estilistas e preferem ir no certo. Quanto ao estilo, são mais diferentes umas das outras e respeitam bastante o seu estilo pessoal no dia do casamento. Conseguem também fazer isso pela grande quantidade de pessoas trabalhando neste setor.

Quanto à sugestão: que tal uma mini-semana de moda bridal à la New York? Ia ser tudo! Até para quem não pode comprar um vestido assinado ter referências bacanas para se inspirar!


{ci} Qual o seu principal conselho para as noivas que estão começando a organizar seu casamento?

Não faça nada para agradar os outros. O casamento tem que ser PERFEITO para você e para o seu noivo.

Deem valor às coisas que são importantes para vocês, por exemplo, se seu noivo ou você ama música, caprichem no DJ; se você ama fotos, não economize no fotógrafo, pois você vai se arrepender para o resto da vida!

E quanto ao vestido: escolha o que vai ser o vestido dos seus sonhos. Afinal, é a única coisa de todo o casamento que é exclusivamente nossa! Aproveite este momento!


****************************

Superobrigada, Lethicia! Adorei receber você aqui no {casando ideias}, abrindo o ano de 2009!

Leitura necessária o blog da Lethicia! E não deixem de dar um pulinho em seu site para conferir outros modelos criados pela estilista!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Ano Novo com as Experts: Carol Hungria

Ano Novo com as Experts: Carol Hungria
31/12/08

Para fechar 2008 com chavíssima de ouro e iniciar 2009 com muita informação, entrevistei duas estilistas super queridas: a Carol Hungria e a Lethicia Bronstein Pompeu. Ambas são criativas, dedicadas, detalhistas, parceiras de suas clientes e, ainda por cima, são umas fofas. Para mim, as duas, cada uma com seu estilo, com seus espíritos jovens e modernos, são responsáveis por criações que vêm atualizando a moda noiva nacional. Pedi, então, para que me contassem um pouco sobre seus processos criativos e sobre o que 2009 guarda para suas noivas!

Amanhã, receberemos Lethicia e, hoje, saberemos um pouco mais sobre a estilista carioca Carol Hungria, que cria modelos incríveis em seu atelier no Jardim Botânico desde outubro de 2007. Adoro sua ousadia, suas construções cheias de texturas e sua capacidade de produzir beleza usando tecidos variados, técnicas diferenciadas e mistura de cores.

****************************

{ci} Conte-nos um pouco sobre suas principais fontes de inspiração.

Costumo me inspirar bastante em elementos da natureza como folhas e flores. Gosto muito da forma orgânica, das cores e da leveza que só ela tem. Adoro também pesquisar tecidos fora do comum e a partir deles criar uma peça para uma noiva diferente. Aliás, a maioria das minhas noivas é completamente fora do comum então isso ajuda bastante na criação!


{ci} Como funciona sua parceria com as noivas? Elas costumam participar do processo criativo ou preferem deixar esta fase em suas mãos?

Minha parceria com as noivas é integral. No nosso primeiro atendimento, procuro saber sobre o local do casamento, a decoração, que tipo de pessoa ela é e também percebo como ela gosta de se vestir. A partir disso desenvolvo alguns croquis e vamos combinando os detalhes juntas. A noiva aprova todas as fases do vestido e, por isso, ela participa muito da criação comigo. Acho isso muito importante, pois só assim ele pode ficar com o jeito mais parecido com ela. Algumas pessoas que vêm aqui não têm a menor idéia do que querem e preferem deixar totalmente na minha mão, mas isso é a minoria.

{ci} Você tem uma criação especial que tenha te marcado de alguma forma?

Acho que todas as noivas me marcam um pouquinho, não só pelos vestidos, sempre bem diferentes um do outro, como também pela história. Elas passam tanto tempo aqui comigo que fica impossível não formarmos alguns laços e trocarmos algumas experiências. É sempre estranho quando chega o casamento, pois a partir desse momento perdemos esse contato tão intenso!

{ci} Num mundo completamente conceitual, onde não houvesse limites, tudo estaria ao seu alcance e você tivesse carta branca, como sua noiva estaria vestida?

Acho que aqui no atelier eu sou muito feliz em relação à criação. É impressionante, parece que todas as noivas que surgem por aqui vêm procurando exatamente o que eu amo fazer: uma coisa diferente, bem fora dos padrões, às vezes até com degradê de cores e aplicações mais conceituais. Por isso, fica até um pouco difícil falar sobre o que eu adoraria fazer, mesmo partindo para o conceitual, já que eu tenho essa liberdade com elas aqui. Mas só para constar, adoraria que elas fossem mais Yves Saint Laurent. A última coleção de noivas dele foi incrível!


{ci} Quais serão as principais tendências para as noivas de 2009?

Na minha concepção, acho que não devemos seguir muitas tendências para noivas, já que não queremos que elas fiquem todas iguais. O que tem surgido muito são noivas que querem detalhes de cor no vestido como o lilás bem clarinho, alguns tons de rosa e tenho feito muitos vestidos misturando detalhes brancos e off-white que têm ficado lindos! Flores também nunca saem de moda aqui no atelier. Todas elas gostam muito, mesmo que seja apenas num detalhe de cabeça. Rendas saindo do básico floral também tenho sugerido bastante: bolinhas, arabescos, folhas despetaladas etc.


{ci} O que estará em alta para mães e madrinhas em 2009?


Para mães e madrinhas tons puxando para o acinzentado e cítricos clarinhos têm feito bastante sucesso. Transparência leve e saias mais secas também.


{ci} Como você vê a indústria de casamentos do Rio de Janeiro? Existe algo que em sua opinião pode ser melhorado?


Acho que as coisas vão bem nesse setor, mas, como tudo, temos muito o que melhorar. Acredito que, com essa leva de pessoas jovens cada vez mais abocanhando o mercado, ele vai ganhar novo fôlego e novas formas. Isso é muito importante: a renovação, o novo, o inesperado. O mercado ficou muito tempo estagnado por ter uma ditadura de modelos de vestido, decoração e locais para se fazer a festa que vem acabando.

{ci} Qual o seu principal conselho para as noivas que estão começando a organizar seu casamento?

Acho que o maior conselho que eu posso dar é, em primeiro lugar, contratar um cerimonialista! Só ele vai poder te mostrar tudo o que você deve fazer e como e, com isso, tirar um peso de cima das noivas.

Em segundo lugar, ver local de casamento, bufê e outras coisas da decoração que precisem de antecedência.

Depois, a melhor parte: o vestido! E com ele vem toda a assessoria que damos aqui, relacionada ao tipo de sapato, cor de buquê, contatos de maquiagem e cabelo etc. E aí é só esperar para casar!


****************************

Muito obrigada, Carol, por passar o Ano Novo aqui conosco! É um alegria ter seu lindo trabalho no {casando idéias}!

Não deixe de visitar o site da Carol para mais informações sobre seus esplêndidos vestidos! E, Babycakes, dê uma passadinha por aqui amanhã para saber o que a fofa da Lethicia nos contou!

Babycakes,

O ano de 2008 foi maravilhoso para o {casando idéias} e devo isso a você.

Começamos nossas atividades em julho, quando, após anos de paixão por casamentos, imaginei que a criação de um blog sobre o tema podia ser interessante. Por meio dele, documentaria um pouco do que vejo todos os dias (talvez como Barbara Johnson fez) e, ao mesmo tempo, proveria informações às minhas leitoras, a fim de auxiliá-las em suas decisões durante o planejamento de seu casamento.

Hoje, com tantas novas amigas e mais de 25 mil visitantes, sinto-me imensamente grata pelo carinho e entusiasmo com o qual fui recebida na esfera virtual. Agradeço por tudo que você fez e faz pelo {casando idéias}, por todas as mensagens de apreço e por tornar o meu 2008 sensacional!

Estarei aqui torcendo para que seu 2009 seja especial e maravilhoso. Feliz Ano Novo!

Antes de começar a celebração de Ano Novo, tenho uma surpresíssima para você! Então não deixe de dar uma passadinha aqui no blog mais tarde!

Beijocas,
Bertie Mansfield

PS: Para se enquadrar nas novas regras ortográficas, a partir de amanhã, o {casando idéias} perderá seu acento no “e”. Ui!


The year of 2008 was wonderful for {casando idéias} and I owe it to you.

We started our activities in July, when, after many years of love for weddings, I imagined that the creation of a blog on the theme could be interesting. Through it, I would document a bit about what I see everyday (perhaps like Barbara Johnson did) and, at the same time, I would provide information to my readers, so as to help them in their decisions during the planning of their weddings.

Today, with so many new friends and more than 25,000 visitors, I feel immensely grateful for the care and enthusiasm with which I was received in the virtual sphere. I thank you for all that you did and do for {casando idéias}, for all the messages of appraisal and for making my 2008 sensational!

I will be here hoping your 2009 is special and wonderful. Happy New Year!

Lots of kisses,
Bertie Mansfield


PS: To meet the requirements of the new Portuguese orthographic rules, from tomorrow {casando idéias} will loose its accent on the “e”. Ouch!

Antoniette Bem-Casados e Lembranças

Recentemente, a simpaticíssima Renata Reis me contou que após seu casamento, sua mãe, Dona Neide, doceira e crafter de mão cheia, começou a receber encomendas e mais encomendas de convidados que haviam se deliciado com suas criações. Foi então que começaram a Antoniette, que oferece lembranças diversas, detalhes para decoração, macarons e, é claro, os disputados bem-casados envoltos em papel ou tecido ou, ainda, embalados em caixinhas criadas com exclusividade para cada casamento. Olha só que gracinha esta que ilustra o post, batizada de Navy!


Dentre as lembranças, caixas de linho bordadas a mão com as iniciais dos noivos, caixas de madeira em tamanhos variados para dois ou três bem-casados ou macarons, saquinhos de tecido e renda para terços ou balas de amêndoa, almofadas perfumadas para bancadas e, ainda, lindos porta-guardanapos de flores de cetim.


Mãe e filha estão empenhadas em oferecer qualidade e bom gosto a suas clientes. Durante a organização de seu dia, Renata enfrentou dificuldades para encontrar produtos originais e atenção individualizada e sabe o quanto isso é importante. "Cada lembrança é construída especialmente segundo o conceito da festa e a personalidade de cada noiva. Após a primeira conversa, elaboramos um protótipo da lembrança e, após a aprovação, iniciamos a produção", explica.


As lembranças em caixas podem ser elaboradas com ou sem o bem-casado, mas eu não deixaria passar a oportunidade de experimentar esta receita de família! "Nossa especialidade são bem-casados crocantes, mais firmes, à moda dos biscoitos portugueses, mas, claro, fazemos também o de pão-de-ló!", Renata nos conta. A Antoniette trabalha com recheios em sabores tradicionais, como doce de leite, doce de leite com nozes e baba de moça, mas também personaliza o recheio seguindo o gosto do casal. Já fizeram até de brigadeiro branco!


Além da beleza do trabalho e da receita única, o preço também é fantástico. A unidade do bem-casado envolto em papel, com fitas e flores feitas à mão não passa de R$ 2,00!


Onde encontrar:

Antoniette Bem-Casados e Lembranças
Contato: Renata Reis
Tel.: (21) 9114-1838
Skype: renatacreis
antoniette.bemcasados@gmail.com

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Quem são as ganhadoras?

Babycakes, hoje foi uma correria sem fim! Em meio a uma obra de emergência, à explosão de um ar-condicionado ontem à noite e à preparação para a celebração do Ano Novo, eu, mamãe e vovó tivemos que sair de casa para fazer hora em nosso habitat natural: o shopping. Antes mesmo de sairmos pela porta fora, chegamos ao hall como que recriando uma cena de filme-catástrofe, correndo em meio a escombros!

Não poderia, no entanto, deixar você esperando mais um dia para saber quem são as duas ganhadoras de uma peça personalizada criada pela Izabella Cabral! Portanto, aqui vai:


Como expliquei no post anterior, para ser mais justa com todas, eliminei o meu comentário e os dois duplicados, ficando com 21 participantes ao final. Aqui vai o resultado do random.org:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Último dia...


... para concorrer ao design de uma peça personalizada pela super Izabella Cabral! Clique aqui, comente e concorra! As duas leitoras ganhadoras serão sorteadas amanhã, dia 30!

Obs.: Babycakes, para que seja mais justo com todos os participantes, fica valendo apenas um comentário por pessoa, ok? Para o sorteio, numerarei os comentários, começando pelo mais antigo e eliminado da numeração o meu comentário e os duplicados.

Adoro: Modern Romance

Mais uma loja etsiana cuja artista mora em Portland, Oregon. Eu realmente não sei o que tem no ar, na água ou no imposto de Portland para dar origem a tantos artistas talentosos!

As diversas peças, em seda, tule, organza e pérolas, criadas para noivas modernas e cheias de estilo são divertidas e femininas. Necessária a golíssima com mega-flor (no canto inferior esquerdo) que super me lembrou o Cymbeline láááá embaixo que eu particularmente adoro (Gloriana Regina meets The Gypsy)!


I heart Etsy

Como se você já não soubesse disso, não é? Mas só para reiterar, sou super fã dos micro e pequenos empresários que tornaram seu creative outlet uma fonte de renda, unindo o útil ao agradabilíssimo! Hoje, já existem outros online marketplaces nos quais são vendidos produtos feitos à mão, artigos vintage, suprimentos para artistas e tudo que você puder imaginar, como DaWanda, Big Cartel e Folksy, mas o Etsy segue como meu favorito.

A sessão abaixo, fotografada pela Stephanie Williams, é toda com produtos etsianos! Os vestidos são da Joan Shum; as boutonnières da Easter Yu e os acessórios de variadas lojas, como a Batcakes! Couture.

E estamos de volta!

E estamos de volta!
29/12/08

Babycakes, como foi o seu Natal/Chanukah/Solstício/Kwanzaa? Espero que tudo tenha corrido super bem, como você planejou! Que você tenha podido celebrar ao lado daqueles que lhe são caros!

Para recomeçarmos bem, seguem algumas peças que me chamaram atenção nesta semana: